AMOR E PERDÃO
AMOR: Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ou alguma coisa.
LEI DE AMOR: O amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu início, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre humanas.
A Lei de Amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e aniquila as misérias sociais. Feliz aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor seus irmãos em dores! Feliz daquele que ama, porque não conhece nem a angústia da alma, nem a miséria do corpo; seus pés são leves, e vive como que transportado para fora de si mesmo.Quando Jesus pronunciou esta palavra divina – amor -, ela fez estremecer os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo. (Evangelho Segundo o Espiritismo / Allan Kardec)
AMOR = SENTIMENTO= INSTINTO + PROGRESSO
Homem na sua origem é só instinto
(Instinto: Germens e Embriões do sentimento)
↓
Homem + avançado e corrompido = sensações
↓
Homem + instruído e depurado = sentimentos
Jesus nos trouxe o amor e métodos reais de evolução só acontecem em nós quando entramos no fluxo educativo do amor. Sofremos porque não aprendemos a amar. E o Amor é a única forma de crescimento espiritual.
Devido a nossa pouca evolução precisamos :
Dia – Noite
Doença – Saúde
Dor – Amor
Métodos reais de evolução só acontecem em nós quando entramos no fluxo educativo do amor.O amor é a essência Divina e todos nós temos.Ex: Até um criminoso ama alguém
Temos:
1- Amor Paternal
2- Amor Esposos
3- Amor Fraternal
4- Amor Sobre Todos: Mas para praticarmos a Lei de Amor, como Deus a entende precisamos amar todos os nossos irmão indistintamente.
Deus assim quer – que a Lei do Amor triunfe e só o Amor acabará com o Egoísmo que é o grande inimigo do amor:
- Egoísmo pessoal
- Egoísmo de família
- Egoísmo de casa
- Egoísmo de nacionalidade
O maior mandamento.Fazer aos outros o que queríamos que os outros nos fizessem.Tratai todos os homens da mesma forma que quereríeis que eles vos tratassem.
Disse Jesus: “Amai o próximo como a si mesmo”
↓
Qual o limite da relação ao próximo?
↓
Será a família ?
Será a religião?
Será a nação?
↓
NÃO
↓
É a humanidade toda
O Amor cresce e desenvolve com a moral e a inteligência, mas agimos por impulso não sabemos amar.Por isso sofremos .
Efeitos da Lei do Amor:
- Melhoramento moral
- Felicidade na vida terrena
- Progresso espiritual
Virtudes filhas do amor:
- Caridade
- Humildade
- Paciência
- Devotamento
- Abnegação
- Resignação
- sacrifício
Nos mundos superiores quem governa é o Amor e fora do Amor não há felicidade.A base da Lei de Deus é a evolução e o amor pe o sentimento maior da evolução.
PERDÃO
(Desculpar / Absolver)
Jesus – “Amai vossos inimigos”
↓
perdoai
↓
Perdão –Amor
Livro dos Espíritos, pergunta 887: - Disse Jesus também: Amai mesmo os vossos inimigos.Ora, o amor por nossos inimigos não é contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provém da ausência de simpatia entre os espíritos?
- Sem dúvida, não se pode ter pelos inimigos um amor terno e apaixonado; não foi isso que ele quer dizer. Amar os inimigos é perdoar – lhes e restituir bem por mal. Por este meio nos tornaremos superiores a eles; pela vingança, colocamo-nos abaixo deles.
Pagar o Mal com o Bem
Amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e vos caluniam; a fim de que sejais os filhos de vosso Pai que está no céus, que faz erguer o Sol sobre os bons e sobre os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos; porque se não amardes senão aqueles que vos amam, que recompensa disso tereis?
Evangelho Segundo o Espiritismo capítulo XII.
Amar o próximo é o princípio da caridade e Amar o nossos inimigos é a sublime aplicação da caridade.
Lei Natural: Ação e Reação
Causa e Efeito
Quando amamos atraímos para nós – quando odiamos repelimos pelo pensamento.
Amar um amigo é diferente de amar os inimigos, portanto amar o amigo é:
- carinho
- afeição
Amar inimigo, é:
- Não guardar ódio, rancor ou vingança
- È perdoar sem condições
- Não opor obstáculos à reconciliação
- Desejar –lhes o bem não o mal
- Socorre –los se necessário
- Não procurar prejudicá-lo
- Retribuir o mal com o bem sem intenção de prejudicar
Para os Espíritas se cremos na Reencarnação olhamos o passado, presente e futuro. Portanto maldades fazem parte das provas. Olhamos os inimigos como alguém que prejudicamos ou alguém que está servindo de instrumento para nossas provas.
Se agradecemos a Deus pelos nossos sofrimentos , então devemos agradecer aquele que nos faz sofrer. E essa idéia nos leva ao perdão.O homem poderoso não se ofende com os insultos dos seus inferiores, o homem de moral elevada precisa ter a alma maior, mais nobre, mais generosa que o seu adversário.
Bibliografia: No Limiar do Infinito( Divaldo P. Franco), Livros dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec)