1º AULA - AUTO AMOR
AMOR: A palavra Amor do (latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, comquista, desejo, libido, etc. É uma expressão e o maior de todos os sentimentos.
AUTO: Exprime a noção de próprio, de si próprio, por si própio ( grego autós, eu mesmo, ele mesmo, mesmo).
ATO DE AMOR: O mais genuíno ato de amor a si consiste na laboriosa tarefa de fazer brilhar a luz que há em nós. Há que se dizer que só se é possível amar aos outros se amarmos nós prórios primeiramente.O mais genus, eu mesmo, ele mesmo, mesmo).
ATO DE AMOR:
O amor resume todos os sentimentos, visto que é o sentimento por excelência e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. O amor é a essência Divina em todos nós, o homem por mais que seja vil há nele uma centelha de amor seja por um obejto ou um ente qualquer.
Quando não se ama, sempre procura amar mais aos outros do que a si mesmo. Deixando de lado sua verdadeira vontade e desejo de ação.
O auto amor é diferente do egoísmo, não se pode confundir um com o outro. O egoísmo é querer coisas para si, querer pessoas para si, sem nenhum mecanismo de evolução moral e espiritual. O auto amor é um despertar da consciênica para eleger melhor para si, não se tornando uma posse, mas se tornando uma proposta evolutiva.
Quando a pessoa se ama, ela trabalha pelo seu aprimoramento moral, estuda, cresce intelectualmente, moralmente, desenvolve-se socialmente; evita os vícios e o sofrimento. Cidam do seu corpo espiritual, moral e físico. A educação é auto amor. As pessoas egoístas não se amam, elas amam a posse, gostam das coisas e das pessoas para atenderem as suas paixões e necessidades desequilibradas. Dai que o auto amor é um mecanismo de evolução. Se pode constatar na proposta de Jesus " Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
Como eu posso amar verdadeiramente as pessoas se eu não me amo, não me cuido. A mim que me conheço e se não trabalho para meu crescimento moral como poderei amar os outros? Talvez terei paixões, interesses, desejos. Por que a pessoa não deseja amar ela desja negociar o amor. Eu te amo então você tem que me amar do mesmo jeito...
Amar sem exigir retorno é muito difícil, temos em nós esse sentimento de posse, propriedade. A nossa felicidade deveria ver a pessoa amada feliz, sem os nossos caprichos. Por isso o auto amor é importante por que nos deixa seguros com a nossa idividualidade e do outro também. Mudando nosso comportamento egoísta e dono da situação.
O auto conhecimento é o caminho do amor próprio, é uma busca de si. Aprender a se ouvir, usar e desenvolver a intuição. Reconhecer em si os sentimentos bons e ruins. Ouvir a Alma é aprender a discernir o que queremos da vida, nossa intenção básica, impulsinar o progresso através dos sentimentos.
O aprendizado, essa reforma interior o auto conhecimento é um resgate a si mesmo. Há de se tornar uma meta prioritária em nossas vidas. Temos nossas forças, fluidos vitais necessários para essa mudança, essa transformação. Aprender a mudar essa condição penosa de complexo de inferioridade que muitos tem, mudando o sentimento aliado ao comportamento. Sentir , pensar e agir em favor de si próprio, sem magoar, menosprezar quem esta a sua volta. Uma caminhada longa e gratificante para a vida. Administrar o nosso lado ruim e transformá-lo em sentimentos puros e honestos. O resultado dessa caminhada é gratificante não somente para que a faz mas também para a humanidade.
Carla C.C. Lopes
23-05-2013 21:55:20
https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao90945